Como pequenas e médias empresas podem se beneficiar do Open Banking

A importância das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) no cenário brasileiro é inegável: de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os pequenos negócios somavam 82% das novas vagas com carteira assinada geradas nos últimos nove meses.

Apesar da importância desse tipo de negócio para a economia, diferentes empresários enfrentam dificuldades quando o assunto são os financiamentos – especialmente pela burocracia envolvida nesses processos em território brasileiro. Esse cenário deve sofrer mudanças estruturais com a adoção do Open Banking, de acordo com a Sciensa, consultoria de Transformação Digital.

“Além de facilitar as transações P2P, pagamentos e integração com dados bancários, o Open Banking abre um caminho essencial para a democratização dos empréstimos para instituições menores, funcionando como uma mola propulsora para o empreendedorismo no país”, afirma Davi Cunha, head de Digital Banking da companhia.

Há um terreno vasto de oportunidades a ser explorado. As parcerias de bancos com as fintechs devem aumentar o leque de produtos e serviços e acelerar a captação de clientes via canais digitais. Este novo ecossistema que se forma irá expandir as possibilidades de relacionamento com os clientes, estimular a modernização das instituições financeiras e, no médio e longo prazo, contribuir para a redução de spread bancário e as altas taxas de juros

De acordo com estimativas da Sciensa, no futuro, o Open Banking permitirá que uma empresa ou fintech – desde que com consentimento explícito do cliente – tenha acesso a seus dados, hoje armazenados em diferentes instituições financeiras. “Isto irá acelerar a oferta de novos produtos e serviços que ajudem os clientes no processo de planejamento financeiro, na gestão de finanças pessoais, patrimônio, além de um enorme leque de experiências digitais que empoderam os consumidores a ter maior controle de sua vida e da saúde financeira”, afirma Davi Cunha, head de Digital Banking da companhia.

Texto original publicado no site Ecommerce News. Disponível em: https://ecommercenews.com.br/noticias/dicas/como-pequenas-e-medias-empresas-podem-se-beneficiar-do-open-banking/ Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *