Os planos se ajustam e o objetivo permanece

Artigos

Em 4 de maio de 2020, o CMN e o Bacen publicaram resolução consulta sobre a implantação do sistema financeiro aberto brasileiro. Podemos de forma arbitrária definir esta como a data que o Open Banking começou a incentivar a inovação no setor financeiro local e em empresas de tecnologia relacionadas ao setor.

Para se adequarem ao Open Banking, instituições financeiras trabalharam e seguem trabalhando em mudanças de sistemas internos e com fornecedores, transformando-se cada vez mais eficientes e, com isto, também mais preparadas para a concorrência.

Promover a cidadania financeira pode ser um dos efeitos colaterais positivos diante de um ambiente com concorrência e mais eficiente. Além disso, as instituições financeiras e instituições de pagamento estão trabalhando ativamente em novos produtos e formas de uso inteligente dos dados, isto tudo antes mesmo da adesão em massa de usuários no compartilhamento das informações. Atualmente, elas estão trabalhando com os dados internos e revisando os seus modelos de análises de risco.

Diariamente, a implantação do Open Banking vem entregando os valores e há centenas de profissionais trabalhando na construção do maior Open Banking do mundo, se considerarmos o escopo e número de participantes. Este trabalho vem acontecendo de forma incansável e colaborativa entre as entidades envolvidas.

E ajustes podem ser necessários!

O cronograma de implantação foi ajustado. A data para o início do compartilhamento dos serviços de Iniciação de pagamento é 29 de outubro de 2021.

Os entusiastas de plantão, como eu, ficam ansiosos para o início de cada fase, aguardando as publicações de novas documentações, imaginando as novidades e novas soluções. Como profissional, busco colaborar na construção de soluções e fortalecer o ecossistema.

Planos ajustados e muita estrada pela frente. O Open Banking já está transformando o sistema financeiro e de pagamentos do Brasil e vai seguir evoluindo nos próximos anos. E ajustes nesta jornada fazem parte do caminho.

One response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *