Open Banking Brasil

Primeiro Blog de Open Banking do Brasil
BC estende prazo para implementação do Open Banking

O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN), através da RESOLUÇÃO CONJUNTA N° 2, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2020, decidiram alterar o cronograma de implementação do Open Banking no Brasil.

O processo de implementação é dividido em quatro fases e a primeira etapa que deveria ser concluída até 30 de novembro de 2020, foi postergada para até 1º de fevereiro de 2021.

Já o prazo para a última etapa do processo de Open Banking que envolve o compartilhamento de dados sobre produtos e serviços tais como câmbio, seguros e previdência complementar aberta foi alterado e 25 de outubro de 2021 para a nova data de 15 de dezembro do próximo ano.

O pedido foi feito pelo conselho deliberativo do Open Banking, formado por entidades que representam grandes bancos, cooperativas, fintechs de crédito e instituições de pagamento.

Segundo o BC, o adiamento ocorreu diante dos esforços necessários no combate à pandemia do novo coronavirus (Covid19) o que impactou mudanças tecnológicas necessárias pelas instituições financeiras. Também foi levado em consideração a necessidade de adaptação de sistemas das instituições para atender às demandas regulatórias, tais como a implementação do PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, a nova regulamentação sobre registro de recebíveis de cartões e a duplicata escritural eletrônica.

BC adia prazos para implementação do Open Banking no Brasil

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.