bank4: aceleradora de Fintechs

Em 29/03/2019 tive a oportunidade de participar do evento APICon 2019, o maior evento do Brasil com foco em APIs e transformação digital.

Lançamento da nova plataforma bank4 (Evento APICon)

Fui palestrante e o tema de minha apresentação foi “Open Banking: a transformação chega ao varejo”. Em resumo, destaquei a importância do Open Banking como um catalisador para uma profunda transformação que está atingindo em cheio o setor financeiro e trazer uma perspectiva um pouco diferente desta vez. No centro das atenções estava o setor varejista e os benefícios que este pode conquistar ao oferecer novas experiências aos consumidores, além de obter novas fontes de receita ao alavancar a oferta de serviços financeiros. O avanço tecnológico, as mudanças regulatórias e um cenário de cerca de 50 milhões de desbancarizados, tornou o ambiente propício para que o varejista lance sua própria fintech.

O varejo e a oportunidade de alavancar serviços financeiros

Conta digital, pagamento móvel, crédito pessoal, diretamente ao consumidor e sem obrigatoriedade de um banco parceiro. A mensagem foi clara. Para a instituição financeira tradicional hoje há dois caminhos: o da colaboração ou da competição. E o Open Banking surge como um grande impulsionador para esta transformação viabilizando novos modelos de negócios, fomentando parcerias e estabelecendo novos ecossistemas.

Nesta palestra tive a oportunidade de trazer ao mercado o bank4. Trata-se de uma nova plataforma de serviços financeiros que oferece a melhor plataforma de digital banking do mercado, com todo o poder e flexibilidade das plataformas abertas. A plataforma nasceu com o desafio de ajudar as empresas a inovarem e chegarem mais rápido ao mercado. E para acelerar este modelo o bank4 apostou na construção de ecossistema vibrante: parceiros experientes e “know-how” de como fazer, tecnologia de ponta e serviços inovadores. Enfim, o banco como plataforma de serviços se tornando uma realidade.

Banktech e aceleradora de Fintechs

O bank4 é uma BANKTECH e uma aceleradora de Fintechs e Bancos Digitais que conecta sua empresa a um ecossistema de serviços financeiros. Demos um passo além da oferta de serviços e trazemos audiência para o seu banco digital, fintech ou varejista. Aceleramos fortemente o lançamento de sua Fintech ou Banco Digital, ao adotar um modelo de plataforma aberta. O bank4 foi idealizado para considerar os novos modelos de plataformas digitais abertas, ou Open Banking, desde a sua concepção, com muita segurança e adequação à regulatórios brasileiros. Pensado e projetado para atender e se adequar rapidamente às normas e padrões da futura legislação brasileira para Open Banking. A inovação não precisa esperar!

Uma plataforma 100% disponível através de APIs abertas e seguras. É essencialmente modular, projetada para ambientes em núvem (conceito cloud native), com extrema segurança, performance e escalabilidade para seu negócio. Com a nossa estratégia, reduzimos fortemente a “fricção” de entrada da sua fintech ou banco digital.

Somos a primeira plataforma a oferecer um modelo FaaS (Fintech-as-a-Service), para que você consuma serviços financeiros com facilidade e foque no seu negócio. Aceleramos a entrega do seu projeto, mas sem deixar de lado a jornada do seu cliente e a personalização que os clientes esperam. Imagine você criar seu próprio Marketplace de serviços financeiros, trazendo audiência e novas receitas para a plataforma.

Experiência do cliente, personalização e time-to-market reduzidos, são elementos centrais da nossa estratégia. A sua fintech, o seu banco digital são únicos e devem ser construídos para serem chamados de seu!

A seguir alguns exemplos de cenários que a plataforma bank4 foi projetada pra acelerar:

  • Varejistas e Distribuidores que queiram alavancar o uso de seus canais de distribuição para oferecer serviços financeiros, ter sua própria conta digital e de pagamentos
  • Varejistas que queiram lançar sua própria Fintech
  • Bancos, Financeiras e demais empresas que queiram lançar sua versão digital do banco ou neobank, e que desejam estarem preparadas para a futura regulação do Open Banking no Brasil.
  • Bancos e instituições financeiras que queriam alcançar novas audiências e monetizar serviços e ativos existentes.
  • Fintechs que querem crescer, agregar serviços financeiros e se tornar verdadeiras “BankTechs”. Empresas de setores, tais como: RH, Redes de ensino, Redes de shoppings, entre outros, que queiram obter novas fontes de receitas com serviços financeiros.
  • Outros cenários.

Criar sua própria fintech ou banktech já é uma realidade muito interessante. Ao explorar novos modelos de negócio que utilizam serviços financeiros, as empresas podem inovar mais rápido, engajar o cliente e ter rápido acesso novas fontes de receitas, incrementando suas margens. Sua empresa pode estar deixando dinheiro na mesa, ou simplesmente deixando de ganhá-lo.

“Nós reimaginamos a maneira de oferecer serviços financeiros.”, Davi Cunha, bank4

Tem muito mais sobre a plataforma bank4. Nos próximos Posts conto mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *