Open Banking no ar!

      Nenhum comentário em Open Banking no ar!

Bem-vindo ao Blog Open Banking Brasil! Este é o primeiro canal para compartilhar conhecimento, experiências e conteúdos exclusivos sobre um novo conceito que irá transformar o setor financeiro.

A nova geração de consumidores está cada vez mais conectada e exigente. Para atender suas necessidades estão sempre à procura de serviços diferenciados e com alto grau de personalização. Sempre com muita agilidade e segurança, na busca da experiência perfeita. Na nova economia digital e colaborativa, as Fintechs estão impondo um novo ritmo na condução dos negócios e são capazes de prover experiências digitais únicas, em geral, a uma velocidade superior à que as instituições financeiras tradicionais podem empregar. Ao mesmo tempo, e quase como uma “evolução natural”, temos uma tendência de que grandes empresas de tecnologia, tais como Amazon, Google, Facebook e Apple passem a competir com os bancos e outras organizações mais tradicionais, oferecendo serviços financeiros inovadores, seja na forma de um pagamento ou mesmo como um serviço de crédito, diretamente em suas plataformas ou rede sociais.

Este movimento provocará uma profunda “disrupção” e transformação em todo o setor financeiro. Imagine você poder acessar um serviço de crédito, como um empréstimo, por exemplo, diretamente na interface do aplicativo de sua rede social favorita, sem precisar sair dela para ter acesso ao Internet Banking ou um aplicativo móvel do seu banco. Interessante, não? Como competir neste novo contexto de negócios, marcado por mudanças profundas, rápidas e contínuas?

A resposta chama-se Open Banking. A capacidade de criar ecossistemas e estabelecer novas parcerias com as Fintechs, para que estas possam lançar e oferecer experiências excelentes, consumindo dados e informações, até hoje em poder dos bancos, vai ser decisiva para todo o setor. Tudo isso com muita velocidade e colaboração, entre estas empresas. Nesse contexto, a Fintech deixa de ser o “problema” e passa a ser a “solução” para a instituição financeira, agregando serviços únicos e diferenciados, aumentando a retenção e aprimorando a experiência dos clientes.

Ecossistema financeiro e Fintechs

Ecossistema financeiro e Fintechs

A visão agora passa a ser do “Banco como Plataforma“, oferecendo serviços exclusivos e coordenando um novo ecossistema vibrante e com forte colaboração entre Fintech e instituição financeira. Para suportar esta nova estratégia mudanças profundas deverão ser implementadas nestas organizações, que vão desde aspectos culturais, passando por transformação de “mindset”, organização do trabalho e evolução de plataforma tecnológica. O software e o digital são pilares de uma nova estratégia de reinvenção contínua do modelo de negócios das empresas. Agilidade e adaptabilidade serão essenciais para o sucesso.

Agora, o “letárgico” passa a dar lugar ao “ágil”. O pronto para “construir” se transforma em pronto para “executar”. E a evolução “incremental” do modelo de negócios corporativo dá lugar ao “disruptivo”. Os avanços tecnológicos tais como a computação em núvem, a inteligência artificial e a economia das APIs (application programming interfaces) irão conduzir as instituições financeiras a um novo patamar de agilidade e inovação, tornando-se empoderadas a competir neste novo cenário de disrupção digital.

Este blog é um convite para iniciarmos uma nova jornada de transformação no setor financeiro e em todo o seu ecossistema.

No próximo post vou falar mais sobre o conceito de Open Banking.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *