Open Banking Brasil

Primeiro Blog de Open Banking do Brasil
Banco Central dá a largada para a primeira fase do Open Banking no Brasil.

O Open Banking tem início nesta segunda-feira (01/02/2021) no Brasil, apresentando com um novo modelo que deve mudar a forma como consumimos serviços financeiros. A partir de hoje, os maiores bancos do país passam a abrir aos seus concorrentes informações sobre seus produtos e serviços, canais de atendimentos e taxas praticadas. O compartilhamento de dados bancários deve contribuir não apenas para melhorar a oferta de serviços financeiros para os clientes, mas também para aumentar a competição no sistema financeiro.

O cronograma completo do Open Banking no Brasil conta com quatro etapas e promete ser um modelo amplo e referência para outros países e regiões do mundo. A segunda etapa passa a valer em 15 de julho. A terceira etapa está programada para 30 de agosto e a a quarta e última fase deverá entrar em vigor à partir de 15 de dezembro 2021. Ao final das quatro etapas as instituições financeiras participantes do Open Banking poderão trocar informações entre si para oferecer produtos e serviços ainda mais personalizados a seus clientes.

Trata-se da reorientação da instituição financeira para os clientes, onde estes passam a ser os reais “donos” de seus dados e somente eles devem definir com quem e de que forma compartilhar suas informações pessoais e financeiras.

Mais detalhes sobre o novo Sistema Financeiro aberto, ou Open Banking no Portal do Open Banking (BACEN):

https://openbankingbrasil.org.br/

Confira as Fases de Implementação do Open Banking no Brasil:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.