Bank as a Platform (BaaP): O banco aberto, modular e o poder das plataforma de serviços digitais

O setor financeiro vive um profundo processo de transformação. Promover e alavancar a inovação, na velocidade que o mercado espera, em benefício das instituições financeiras e de seus clientes tornou-se um grande desafio. Neste processo, as organizações mais inovadoras começam a perceber que é possível tirar proveito do novo cenário competitivo para desenvolver e alavancar novos modelos de negócio e obter novas fontes de receitas.

Transformar o banco em uma plataforma aberta (ou Bank as a Platform), capaz de estender os seus serviços e produtos para um ecossistema de empresas, parceiros e desenvolvedores externos. Uma plataforma flexível, modular e centrada no cliente. Este último que pode ser atendido diretamente pelo banco tradicional ou por uma empresa terceira (fintech), que conectada diretamente à instituição financeira, pode entregar novas experiências para ele com maior velocidade e personalização.

É um processo que envolve uma profunda transformação não somente nos aspectos tecnológicos, mas também no ambiente de negócios das empresas, cultura organizacional e mindset. Criar, consumir serviços e agregar valor através da plataforma. Descobrir novas oportunidades de negócio alavancando modelos tais como o Open Banking e o Banking as a service (BaaS), além de criar estratégias que permitam rentabilizar os ativos pré-existentes da organização.

Para ser bem-sucedido, oferecer novas experiências aos clientes e alcançar com sucesso novas fronteiras como a dos SuperApps, as instituições financeiras terão que “cruzar a ponte” que conecta os modelos bancários tradicionais aos novos modelos de plataforma aberta. Estabelecer ecossistemas vibrantes, integrar diferentes canais com segurança e confiabilidade, conhecer o seu cliente e entregar experiências fluídas e personalizadas, serão etapas decisivas neste processo. É preciso manter-se relevante para os clientes atuais e alcançar novos tipos de consumidores.

Ecossistema aberto de parceiros, empresas e desenvolvedores externos

“Bank as a Platform (BaaP): o banco aberto, modular e o poder das plataformas digitais”. Este e outros temas serão apresentados no evento Open Banking Day, 17/10, no Villa Blue Tree em São Paulo. Participe, converse com renomados especialistas do mercado e venha compartilhar conhecimentos neste importante evento do ecossistema brasileiro de Open Banking.

Mais detalhes sobre o evento e inscrições em:
http://openbankingdaybrasil.com.br/

Até lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *