Um breve resumo do Open Banking Day 2019

Em 17/10/2019, no Villa Blue Tree em São Paulo, aconteceu o Open Banking Day 2019. Mais de 400 pessoas reunidas para debater um tema que promete provocar profundas transformações no setor financeiro, com impacto direto na vida financeira das pessoas.

Visão do regulador (BC), legislação de privacidade de dados (LGPD), Pagamentos Instantâneos, Banking as a service (BaaS), novas plataformas digitais abertas, papel das fintechs, APIs, entre diversos outros temas de relevância que fizeram parte da agenda deste que é o maior evento focado no tema Open Banking da américa latina. O evento propiciou uma oportunidade única de ampliar o debate em relação ao Open Banking, como acelerar de novos modelos de negócios entre empresas, além de novas formas de incluir serviços financeiros na vida das pessoas. O Open Banking deve propiciar um sistema financeiro ainda mais seguro e inclusivo para os consumidores.

Logo na abertura tivemos uma excelente palestra do atual Secretário de Estado da Fazenda e do Planejamento de São Paulo, ex-presidente do Banco Central do Brasil e ex-ministro da Fazenda, Dr. Henrique Meirelles. Meirelles, com toda sua experiência no setor financeiro, apresentou um panorama muito atual da concorrência e das transformações que estão acontecendo no setor. Entre outros pontos, destacou como o cadastro positivo e o Open Banking, em conjunto, serão fundamentais para derrubar os juros e impulsionar melhorias nas condições de crédito para os consumidores. Ainda segundo o ex-ministro, o avanço das plataformas digitais devem reduzir as barreiras de entrada para novos competidores, enquanto isso, os bancos tradicionais devem atuar de forma ofensiva e não defensiva, lançando suas próprias plataformas digitais. A palestra foi tema de artigo no caderno de economia do UOL. Veja mais detalhes em: “Open banking traz competição a bancos e deve reduzir juros, diz Meirelles”, disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/10/17/competicao-mercado-financeiro-juros-bancos-consumidor-henrique-meirelles.htm.

Abertura do Open Banking Day 2019 com o ex-presidente do Banco Central, Dr. Henrique Meirelles

Além das excelentes palestras e cases de sucesso apresentados durante o evento, tivemos excelentes debates com grandes especialistas. Foram 3(três) painéis que propiciaram um debate muito rico em temas fundamentais: no primeiro foram apresentadas a visão do regulador (Banco Central), legislação brasileira de privacidade de dados (LGPD) e de como elas devem convergir com o Open Banking para o avanço deste modelo no Brasil. No segundo tivemos um Fishbowl com a presença lado a lado de representantes de Bancos e Fintechs, discutindo junto com a participação do público, como ambas as partes podem colaborar e acelerar a inovação e a entrega de novas experiências para os clientes. Por fim, encerramos com um excelente debate, trazendo especialistas no tema Open Banking, onde tiveram oportunidades de conversar sobre os principais desafios de adoção, oportunidades de novos negócios e expectativas quanto ao futuro do Open Banking no Brasil.

Cada vez mais claro a importância do debate sobre o tema Open Banking e de como a transformação do setor financeiro oferece impactos diretos para economia do país, para as pessoas na forma de inclusão financeira e para as empresas através de novos negócios e geração de receitas.

Mais detalhes sobre o evento em: www.openbankingdaybrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *