Open Finance Brasil

O conteúdo mais completo de Open Finance do Brasil
Saiba tudo o que passou no segundo dia do Money 20/20

Serena Williams (ex-tenista profissional e investidora) e Takis Georgakopoulos (Head Global de Pagamentos da J.P. Morgan)

No segundo dia (24/10/2022) do Money20/20 tivemos uma incrível palestra com a Serena Williams, ex-tenista profissional, que hoje conta com a Serena ventures, um fundo que investiu em mais de 60 startups, e atualmente busca investir em #fintechs e mais especificamente com foco em pagamentos. Ao lado dela estava Takis Georgakopoulos Head Global de pagamentos da J.P. Morgan. Muitos insights foram compartilhados por eles e levo em primeira mão para vocês aqui.

Serena busca explorar experiências de compras para micro-pagamentos, mas o principal critério que ela usa para investir são os fundadores, pessoas apaixonadas, com história ao redor daquele tema, pois ela acredita que tem mais chance de ter um trabalho eficiente e a longo-prazo. Takis Georgakopoulos enfatizou que hoje a J.P. Morgan movimenta 10 trilhões por dia, 5.500 pagamentos por segundo. Hoje eles buscam, claro, além de reduzir a fricção na experiência de pagamentos, tornar isso possível por meio de um sorriso (reconhecimento facial), ou um #wearable (Serena também reforçou a necessidade de dispositivos como meios de pagamentos), como um smartwatch. Mais que isso, os meios de #pagamento devem ser adaptados ao contexto, como por exemplo no #metaverso, ou no TikTok, e no que vier amanhã eles devem estar preparados e investindo continuamente, em outras palavras: contextualização das experiências de pagamentos é necessário.

Hoje, também o que faz a JP Morgan investir, são as pessoas que alí estão construindo a solução, muito mais do que o Revenue, inclusive engenheiros competentes, pois a tecnologia é o que viabiliza a inovacão.

“Estamos sempre procurando por pessoas, e não por receitas” (Takis Georgakopoulos, J.P. Morgan)

Ambos também discutiram como a tecnologia do blockchain tem a capacidade de ser um viabilizador de pagamentos no futuro. Georgakopoulos fisse que hoje a JPM. pensa em ofertar esse tipo de solucão ponta-a-ponta para apoiar o ecossistema

O dia continuou com predições do Vinod Khosla, fundador da Khosla Ventures, que explorou a corrida tecnológica da China e está chegando nos Estados Unidos, o que signida vários players inovadores entrando no mercado.

“Acredito que a corrida tecnológica é um bom sinal para o planeta, mas os interesses das pessoas é que vai determinar como serão utilizadas as novas tecnolkogias”

Vinod Khosla, Khosla Ventures

Essas novas plataformas irão abrir o horizonte para os empreendedores, e embora hoje conseguir investimento esteja mais difícil que há dois anos atrás, isso é uma vantagem competitiva, porque os concorrentes não irão levantar tão facilmente e isso vai exigir uma maior eficiência operacional.

O dia continuou com o CEO do OnlyFans, Amrapali Gan, que anunciou o pagamento de 10 bilhões de dólares aos criadores da plataforma, desde o início das operações em 2016. A empresa mostrou um crescimento de 115% por ano com uma receita de 930 milhões de dólares de acordo com o CFO Lee Taylor.

Nós só lucramos se os nossos criadores de conteúdo lucrarem

Amrapali Gan

Interessante é que a customização de pagamentos tem que ser fluida entre diferentes fronteiras, e é isso o que Amrapali preza quando se trata de pagamentos por meio da plataforma.

Pagamentos foi um assunto muito falado, tanto na redução de fricção entre as fronteiras, como no mundo de Blockchain e Crypto. Com o May Zabaneh, VP de Produto, Blockchain, Crypto e Moedas Digitais na PayPal, ao lado da Jess Houlgrave, Head de Estratégias de Crypto na Checkout.com, foi explorado a necessidade de explorar essa vertical e foi enfatizado que “é nosso dever explorar e pensar em como melhorar os sistemas”.

Jessica Turner, Vice Presidente Executiva de Open Banking e API Global na Mastercard, explorou as mudanças junto ao Open Banking. Os aplicativos já estão fornecendo aos clientes melhores serviços financeiros e permitindo que as transações sejam processadas de forma mais rápida e segura globalmente. O open banking pode não apenas capacitar os consumidores a se beneficiarem de seus próprios dados, mas também reimaginar como o dinheiro é transacionado – um milhão de pessoas começam a usar o open banking a cada 6 meses, de acordo com a entidade de implementação do open banking.

O dia terminou com um painel de discussão inspirador liderado por Scarlett Sieber, diretora de estratégia e crescimento da Money 20/20, que se juntou aos pesos pesados Derek Jeter, empresário, filantropo e membro do National Baseball HOF Inductee; Allyson Felix, Atleta Olímpica dos Estados Unidos Mais Condecorada, Presidente da Saysh; e Mark Sullivan, vice-presidente executivo de serviços financeiros da Salesforce. De todos os setores que usam o Salesforce, os serviços financeiros são o que mais cresce, com 70% das fintechs habilitadas pela plataforma Salesforce. Pessoas e paixão também são fundamentais para o sucesso nos negócios. “Você precisa ser apaixonado pelo que está investindo e precisa ser apaixonado pelo seu pessoal”, disse Derek. “Você vai passar por isso. Você precisa de uma boa equipe.”

Confira alguns anúncios do dia:

Em breve compartilharemos mais novidades aqui, acompanhe.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.